Bocaiúva Orgânicos

04 JUN

ALIMENTOS ORGÂNICOS: MELHOR OPÇÃO PARA A SUA SAÚDE E PARA O PLANETA



Você já deve ter escutado em algum momento sobre comida orgânica e seus benefícios para uma vida mais saudável. E, de fato, muito tem se falado sobre os alimentos mais naturais e seu consumo nos últimos anos, mas você realmente sabe sobre os produtos orgânicos? O assunto é tão importante que viemos falar sobre neste Dia Nacional da Comida Orgânica, 25 de Maio, para você ficar por dentro do assunto e repensar sua alimentação.

Não só no Brasil como no mundo inteiro, os orgânicos são assuntos sérios. A produção de alimentos orgânicos é regulamentada no país por meio de legislação que caracteriza os produtos orgânicos como aqueles que são produzidos em condições 100% sustentáveis, livre de agrotóxicos, que não agridem o meio ambiente, não geram desperdício e que ainda fortalecem a agricultura familiar. Para ajudar na identificação desses produtos, o Ministério da Agricultura ainda disponibiliza um selo para que os consumidores verifiquem a procedência desses alimentos em supermercados e grandes redes - viu só como o assunto é sério?

Pois bem, a produção de comida orgânica tem uma relação fundamental com o meio ambiente. Isso porque, quando se trata de produção de alimentos em escala industrial, há sempre um impacto gerado no solo do plantio, na água e no ecossistema como um todo. Em uma plantação de tomates, por exemplo, é necessário um vasto plantio, um controle de pragas por meio de pesticida, o uso de agrotóxicos para acelerar a maturação do fruto e de muita, mas muita, água para irrigação. E, claro, todos esses processos afetam diretamente o meio ambiente, causando danos, muitas vezes, irreversíveis para a natureza.

Com a produção de alimentos orgânicos, o impacto da produção tende a diminuir consideravelmente, e a gente te explica o porque: 1) respeita-se o solo, com adubos e fertilizantes naturais; 2) a produção é menor - já que muitas vezes o plantio é feito através da agricultura familiar; 3) sem o uso de agrotóxicos o solo não empobrece e a água não é contaminada, 4) diminui-se o impacto nos sistemas fluviais do ecossistema, e muitas outras vantagens.

Agora você deve estar pensando "então a comida orgânica é muito mais saudável?". E a resposta é: Sim! Quanto menos produtos químicos envolvidos na produção desses alimentos - não somente vegetais, mas produtos lácteos, cereais, carnes e bebidas - maior é seu potencial nutritivo, porque o alimento é produzido no seu tempo, sem qualquer interferência, além de possuir muito mais sabor do que os alimentos não orgânicos.

Essa preocupação em consumir uma comida mais saudável e longe dos agrotóxicos não é de agora, mas ganhou uma força extra após um decreto do Governo que, em 2019, que liberou o uso de 474 novos pesticidas nas produções agrícolas do país. No entanto, o hábito dos brasileiros em consumir alimentos de origem orgânica vem aumentando nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) em parceria com com instituto Brain, mostrou que o consumo de alimentos orgânicos cresceu 4 pontos percentuais entre 2017 e 2019, totalizando 19% dos brasileiros que possuem este hábito.

A organização ainda aponta um crescimento favorável durante o período de isolamento social por conta da Pandemia. Afinal, é possível notar que as pessoas estão preocupadas em fortalecer o comércio local, logo, muitas tem optado por produtos orgânicos que entregam por delivery, escreve o Diretor da organização Clauber Cobi Cruz em um artigo no site da Organis.

Quando tomamos consciência dos benefícios que uma alimentação de origem orgânica tem, não só para quem compra mas para quem produz, vemos que é uma boa pedida considerar esses produtos na hora de fazermos as compras. Mesmo assim, cerca de 43% dos entrevistados da pesquisa de consumo, afirmaram que não compram produtos orgânicos por conta do preço, que costuma ser um pouco acima do normal.


Fonte: Terra


  • 1

    SÃO PRODUTOS CERTIFICADOS.

    A Chácara Bocaiuva possui os selos do IBD e do SISORG (Ministério da Agricultura).

  • 2

    SÃO CULTIVADOS NA REGIÃO.

    Não sofrem o desgaste dos alimentos que vêm de longe.

  • 3

    AJUDAM NA GERAÇÃO DE EMPREGOS.

    A mão de obra contratada é da região.

  • 4

    SÃO PRODUZIDOS SEM ADUBOS QUÍMICOS E SEM AGROTÓXICOS.

    Ao consumir alimentos orgânicos, as substâncias químicas ficam fora do seu prato.

  • 5

    AUXILIAM NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.

    A Bocaiuva Orgânicos desenvolve projetos de reflorestamento.

  • 6

    QUALIDADE DE VIDA.

    Produtos de boa procedência garantem uma alimentação mais saudável.

  • 7

    CONSUMO CONSCIENTE E PREOCUPAÇÃO ECOLÓGICA.

    Quem escolhe os produtos orgânicos preocupa-se com a saúde de sua família e com o planeta.

  • 8

    COR, SABOR E TEXTURA ORIGINAIS.

    Alimentos orgânicos não recebem aditivos químicos que alteram as suas propriedades.

  • 9

    VARIEDADE DE PRODUTOS.

    Frutas, verduras, legumes, grãos, frangos e ovos caipira.

  • 10

    RESPEITO AO TRABALHADOR RURAL.

    Não utilizam produtos tóxicos como herbicidas, pesticidas e fungicidas que são prejudiciais à saúde do agricultor.